O gênero Tachyphonus conta com três espécies com ocorrência no Brasil.
O Tiê-preto mede cerca de 18 cm comprimento. Plumagem preta brilhante com tons azulados, com píleo vermelho que se apresenta quando a ave está em alerta, este píleo vermelho quase nunca é visível quando a ave está calma. O bico, olhos, pernas e pé são pretos.
A fêmea é em sua maior parte marrom, apresentando a cabeça com tons castanho acinzentado bem como estrias escuras pelo peito.
O jovem macho desta espécie tem plumagem semelhante a fêmea, quanto mais próximo da idade adulta mais preto apresenta na plumagem.
A Pipira-preta mede cerca de 18 centímetros de comprimento. O macho é preto-brilhante e a fêmea é marrom. A pipira é também conhecida como encontro-de-prata devido às manchas brancas, em forma de dragonas, que o macho tem sob as asas e que ficam à mostra durante o voo. A fêmea desta espécie apresenta bela coloração castanha claro.
Os jovens desta espécie apresentam plumagem semelhante a da fêmea, quanto mais próximo da idade adulta mais preto apresenta na plumagem.
Os filhotes são marrons.
O macho de Tem-tem-de-dragona-vermelha mede 15 centímetros e pesa entre 17 e 25 gramas. É quase inteiramente preto azulado brilhante, apresenta coloração branca na parte inferior das asa. Uma pequena quantidade de penas vermelhas misturado com branco é visível na região do ombro e em penas marginais do ombro.
As fêmeas, são cinzentas, apresentando uma coloração mais escura e acastanhada nas partes superiores e mais clara nas partes da garganta, peito, ventre e crisso. Apresenta uma máscara de cor escura sobre os olhos, tornando-se branco acinzentado imediatamente abaixo dos olhos.